Calendário de Vacinação Duque de Caxias 2020: Informações aqui!

O número de casos de sarampo aumentou em algumas cidades. A gripe também fez suas vítimas. Porém, existe uma maneira de evitar essas doenças e fatalidades: acompanhando o calendário de vacinação da sua cidade.

Em Duque de Caxias 2020 também acontece várias campanhas de vacinação contra muitas doenças, seja para adultos ou crianças. As vacinas servem para imunizar o organismo contra algum tipo de vírus.

Geralmente, na própria vacina contém o vírus causador da doença, mas esse está em um estado que não prejudica e também não deixa doente. Ao injetá-la no corpo, o próprio organismo começa a produzir anticorpos. Dessa forma, protege a pessoa contra aquela doença.

Para evitar riscos desnecessários, confira o calendário de vacinação Duque de Caxias 2020 e se programe:

Como funciona o calendário de vacinação?

Ao nascer, toda criança tem um calendário de vacinação a cumprir. Os pais devem levá-la ao posto de saúde mais próximo nos períodos informadas na própria caderneta. Se acompanhar isso, esse bebê estará imune a muitas doenças.

vacinação em duque de caxias 2020

Além da carteira de vacinação, o Brasil oferece campanhas de vacinação durante todo o ano, protegendo crianças e adultos de outras doenças mais comuns como a gripe.

Através dessa iniciativa e a conscientização da população sobre a importância das vacinas, cada vez mais pessoas estarão imunes e essas doenças vão perdendo força no nosso país.

Portanto, é de suma importância acompanhar o calendário de vacinação e não perder nenhuma data.

Calendário de vacinação Duque de Caxias 2020

É necessário acompanhar a caderneta de vacinação para garantir a imunização.

Entretanto, anualmente o Ministério da Saúde disponibiliza a vacinação contra algumas doenças específicas.

As campanhas são gratuitas e para se vacinar basta ir ao posto de saúde mais próximo. Algumas campanhas acontecem em um período fixo, enquanto outras são inseridas no decorrer do ano devido a potencial risco da doença.

A campanha de vacinação contra a gripe Duque de Caxias 2020 acontecerá entre os meses de abril e maio. Nesse período devem se vacinar as pessoas do grupo de prioridade. A partir de junho, o restante das vacinas são liberadas para a população enquanto durar os estoques.

A campanha de vacinação contra sarampo em Duque de Caxias 2020 provavelmente acontecerá em dois momentos e destinada para dois públicos diferentes: entre fevereiro e março será para pessoas entre 5 e 19 anos e em agosto para adultos entre 30 e 59 anos.

Além dessas, haverá também campanhas para 2020 em Duque de Caxias contra poliomielite, febre amarela e a multivacinação para atualização da carteira de crianças e adolescentes.

Requisitos básicos e grupos prioritários

Os grupos de prioridade são pessoas que estão mais propensas a contraírem aquela doença, ou seja, são os grupos de riscos que sempre tomam a vacina antes de todo o resto da população. As características do grupo pode variar de acordo com a campanha de vacinação e o objetivo.

vacinas 2020

Por exemplo, para a campanha de vacinação contra gripe Duque de Caxias 2020 o grupo de prioridade é composto por:

  • Funcionários do sistema de saúde, prisional e professores,
  • Profissionais do sistema de segurança: policiais, bombeiros e membros ativos das Forças Armadas,
  • Indígenas,
  • Grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto),
  • Idosos com mais de 55 anos,
  • Pessoas com doenças crônicas ou condições especiais, como imunidade baixa (precisa de comprovação médica),
  • Jovens sob medidas socioeducativas,
  • Presos.

Em demais campanhas, o grupo de prioridade pode variar de acordo com as circunstâncias. Inclusive, para 2020 houve algumas mudanças sobre o público das principais vacinas.

Quem não pode se vacinar

Pessoas com alergias aos componentes da vacina e quem apresentou alguma reação com essa vacina no passado.

Em um primeiro momento, pessoas fora do grupo de prioridade também não podem se vacinar. Após o período da campanha, as vacinas remanescentes são destinadas a essa grupo de pessoas.

Documentação

Em todas as campanhas de vacinação é necessário ter em mãos a carteira de vacinação e um documento com foto. Também é preciso levar consigo algo que comprove que você faz parte do grupo de prioridade, se for o seu caso.

Por exemplo, idosos com mais de 55 anos podem usar seu próprio documento com foto. Grávidas e puérperas o cartão do pré-natal e/ou certidão de nascimento do bebê. Já os funcionários podem usar o crachá ou o contra-cheque.

Onde se vacinar em Duque de Caxias 2020?

As campanhas de vacinação Duque de Caxias 2020 acontecem em todos os postos de saúde dos quatro distritos. O horário da vacinação é o mesmo de funcionamento da unidade de saúde escolhida.

Algumas unidades realizam campanha de vacinação aos sábados. Dessa forma, quem trabalha e não pode ir nos horários durante a semana, pode ir nesse dia.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content