Campanha de Vacinação Belém 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

Hoje, muitas doenças já foram erradicadas e não são mais perigos para a humanidade. Outras, infelizmente, estão voltando à ativa e exigem atenção da população e do governo. E o que mais é feito nesse momento é algo muito comum: a vacinação.

Manter a carteira de vacinação atualizada não somente previne contra doenças, mas também pode salvar sua vida – muitas delas são contagiosas e podem levar à morte.

Por isso, em Belém há a Campanha de Vacinação 2020 que visa alertar sobre os perigos de certas doenças e o momento em que o povo deve se vacinar.

Como funciona Campanha de Vacinação Belém 2020?

O Brasil criou o Programa Nacional de Imunizações (PNI), cuja oferta é feita pelo Ministério da Saúde, para que as vacinas sejam disponibilizadas gratuitamente através do Sistema Único de Saúde (SUS).

Inclusive, o programa se tornou uma referência no exterior.

Encaminhadas para as Unidades Básicas de Saúde (UBS), as vacinas ficam disponíveis para a população de acordo com os critérios de recomendação e contraindicações.

O Governo Federal, em atuação junto às Secretarias de Saúde dos Estados e dos Municípios, criam estratégias de vacinação, ou seja, as campanhas das vacinas para a população prioritária conforme a reserva da vacina e do calendário já pré-estabelecido.

Grupos prioritários

Em todas as vacinas da Campanha de Vacinação em 2020 para Belém, assim como no país inteiro, existem grupos de prioridade – grupos de pessoas que são mais suscetíveis a contrair determinadas doenças infecciosas e contagiosas.

Claro que isso irá variar para cada tipo de doença.

A lista abaixo mostra os tipos de grupos prioritários que existem atualmente, sem especificação de doença ou vacina:

  • Idosos (a partir de 60 anos),
  • Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade,
  • Profissionais de saúde,
  • Professores,
  • Gestantes,
  • Puérperas,
  • Indígenas,
  • Pessoas privadas de liberdade,
  • Funcionários de prisões,
  • Pessoas com doenças crônicas, como as autoimunes.

Para ter certeza de que você faz ou não parte de um grupo prioritário (como no caso das doenças crônicas), converse com seu médico.

Quem não deve tomar?

Dependendo da vacinação, existem restrições.

Há pessoas que sofrem de alergias ou limitações que as impedem de tomar determinada vacina. O correto é verificar com os profissionais de saúde da UBS e com o próprio médico para saber se está permitida a aplicação da vacina.

Principais vacinas Campanha de Vacinação Belém 2020

É importante saber que muitas vacinas podem ser encontradas em qualquer período do ano nas Unidades de Saúde.

Como para tudo há uma exceção, o mesmo acontece na Campanha de Vacinação em 2020 para Belém. Certas vacinas são aplicadas em meses e horários especiais, conforme os critérios de cada unidade de saúde.

Além disso, certas doenças podem ser ainda mais contagiosas em determinadas épocas do ano, por isso exigem campanhas repentinas. Um exemplo é a vacina da gripe (Influenza).

Confira uma lista das principais vacinas na Campanha de Vacinação Belém 2020:

  • Vacinação contra vírus Influenza – entre os meses de abril e maio,
  • Vacinação contra a poliomielite – em agosto,
  • Vacinação contra hepatites – em julho.

Dentro do ano de 2020, poderão ser desenvolvidas outras campanhas de vacinação para outras doenças, como malária, HPV, AIDS, entre outras.

Tudo depende do direcionamento dado pelo Governo Federal.

Requisitos básicos e documentação

Além de respeitar uma certa faixa etária – já que certas vacinas são somente indicadas para crianças ou para grupos prioritários –, você, como morador (a) de Belém, deve apresentar seu cartão de vacinação para que o profissional de saúde verifique as doses já tomadas e quais precisarão ser reaplicadas.

Se você não possui esse documento, solicite uma cópia no posto de saúde que você mais tende a fazer a aplicação das vacinas, ok?

Datas e locais de vacinação

Embora você possa ter uma ideia do mês que determinada campanha de vacinação será lançada em Belém no ano de 2020, as datas ainda não foram definidas.

Se você quiser se manter informado (a), é possível acessar o site oficial do Ministério da Saúde ou mesmo fazer o download do aplicativo “Vacinação em Dia”, onde há informações sobre as campanhas sazonais de vacinação.

Fique atento (a) às novidades da Campanha de Vacinação Belém 2020 também pela Secretaria de Saúde da cidade ou mesmo em propagandas que serão transmitidas na televisão!

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content