Campanha de vacinação Brasília 2020- Quando e onde tomar

O Brasil já conseguiu erradicar algumas doenças fatais através de campanhas de vacinação. Essas campanhas são criadas com o intuito de prevenir doenças e epidemias, para isso, oferece para a população que faz parte do grupo de risco vacinas que criam anticorpos contra determinados vírus, com é o caso da campanha de vacinação contra a gripe.

Algumas datas já foram confirmadas para o calendário de vacinação Brasília 2020. Mas, antes de falar os dias é importante dizer alguns pontos importantes, como o funcionamento das campanhas, quem são os grupos de prioridade e sobre as vacinas de rotina.

Vacina em Curitiba, Bahia, Belo Horizonte e Duque de Caxias .

Calendário de vacinação Brasília 2020: como funciona?

Conforme surgem riscos de epidemias, o Ministério da Saúde oferece gratuitamente as vacinas. Algumas já se tornaram rotineiras, devido aos riscos da doença, como a gripe. Todas as campanhas acontecem nos postos de saúde e das unidades básicas de saúde de Brasília, dentro do próprio horário de funcionamento.

Há também um dia de campanha aos sábados, para garantir que mais pessoas possam ser vacinadas e receber a proteção contra esse vírus.

Para poder se vacinar, é necessário fazer parte do grupo de prioridade ou o público alvo daquela vacina. Esse grupo é escolhido de acordo com os riscos daquela pessoa pegar a doença ou sofrer com ela. Por exemplo, a gripe nos idosos pode desenvolver pneumonia e levar à morte. Por isso pessoas com mais de 60 anos sempre fizeram parte do grupo de prioridade dessa vacina.

Calendário Nacional de Vacinação: vacinas de rotina durante a vida

O Ministério da Saúde também disponibiliza um calendário de vacina ao longo da vida, desde o nascimento até a velhice. Ao seguir esse calendário, você já estará protegido contra grande parte das doenças.

Mas, ter a carteira de vacinação em dia não significa que pode deixar de se vacinar durante as campanhas. Em algumas campanhas são dadas doses de reforços e em outras, é devido ao risco de epidemia devido a evolução do vírus, por exemplo.

Para saber quais são as vacinas tomadas ao longo de toda sua vida, clique aqui.

Grupos de prioridade: quem são?

Como dito anteriormente, fazem parte do grupo de prioridade pessoas que estão no grupo de risco de contrair determinada doença. O grupo de prioridade da vacina contra gripe é o maior, sendo ele composto por:

  • Crianças entre 6 meses até 5 anos de idade;
  • Pessoas acima de 55 anos;
  • Grávidas;
  • Puérperas;
  • Indígenas;
  • Adolescentes e jovens sob medidas socioeducativas;
  • Presos;
  • Funcionários do sistema de saúde, prisional, de segurança e professores do sistema público ou privado;
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa.

Note que houve uma mudança no grupo de prioridade da campanha de vacinação contra gripe: até 2019, podia se vacinar idosos acima de 60 anos. Em 2020, vão poder tomar a vacina pessoas a partir de 55 anos.

Principais campanhas de vacinação Brasília 2020

A principais campanhas de vacinação já com datas para Brasília 2020 são:

  • Campanha de vacinação contra gripe;
  • Campanha de Multivacinação;
  • Campanha contra poliomielite;
  • Campanha de Seguimento contra Sarampo.

Conheça cada uma delas:

Campanha de vacinação contra gripe

Destinada ao grupo de prioridade listado no tópico acima. Acontece entre os dias 13 de abril e 15 de maio de 2020 em Brasília. O objetivo é vacinar o maior número de pessoas antes que o inverno chegue, pois esse é o período de maior casos de gripe no Brasil.

A partir de junho, o estoque restante das vacinas é liberado para o restante da população e todos poderão se vacinar até durarem os estoques.

Campanha de multivacinação

Essa campanha é destinada para as pessoas que precisam colocar sua carteira de vacinação em dia. Seja crianças, jovens, adultos ou idosos. Para isso basta dirigir-se ao posto de saúde mais perto da sua casa com sua carteira de vacinação e um documento em mãos.

A campanha de multivacinação acontece em setembro, junto com a campanha contra a poliomielite.

Campanha de seguimento contro o sarampo

Por último, mas não menos importante, a campanha contra o sarampo é uma principais para 2020. Ela acontecerá em dois momentos distintos durante o ano, o primeiro para jovens e o segundo para adultos. As datas para a campanha contra o sarampo são:

Calendário de vacinação

  • Fevereiro e março: crianças e jovens entre 5 e 19 anos;
  • Agosto: adultos entre 30 e 59 anos.

Se você se encaixa em algum dos grupos de prioridade, dirija-se ao posto de saúde durante o período da campanha de vacinação Brasília 2020.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content