Campanha de Vacinação Fortaleza 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

As vacinas são os meios mais eficazes de se proteger contra doenças transmissíveis e infeciosas. Além do calendário de vacinação, que indica as vacinas, suas respectivas doses e idades, o Ministério da Saúde realiza as campanhas de vacinação. Essas campanhas acontecem para doenças específicas, como surtos esporádicos ou que costumam surgir em determinadas épocas do ano, como a gripe. Quando o indivíduo mantém o calendário de vacinação em dia, ele garante a proteção própria e da família.

Em Fortaleza, os serviços de imunização estão disponíveis em 113 postos de saúde que atendem de segunda à sexta-feira entre 7h30 e 18h30. Há ainda duas salas de vacinação em regime de plantão em Messejana e no Centro.

Quando se toma uma vacina nos postos de saúde de Fortaleza, além de sair imunizado, é realizado um cadastro eletrônico que facilita o acompanhamento e controle das próximas doses. Esse sistema facilita o encaminhamento de profissionais de saúde aos domicílios onde há pessoas que não completaram o calendário de vacinação ou tenham dificuldades em ir até um posto de saúde.

Como funciona?

Campanha de Vacinação Fortaleza 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

A vacina estimula o sistema imunológico a criar resistência, anticorpos, que se livram dos agentes invasores causadores de doença. Assim, é o melhor método para a prevenção de doenças infecciosas. A fim de conscientizar a população sobre a importância de manter a imunização em dia são realizadas campanhas anuais de vacinação.

Cada faixa etária possui um calendário de vacinação específico para seguir e todas a vacinas, com exceção da vacina da gripe, ficam disponíveis o tempo todo nos postos de saúde. Assim, para receber sua dose, basta comparecer ao posto de saúde mais próximo de sua residência, portado de sua carteira de vacinas, e verificar se está em dia.

Quais os grupos prioritários?

Em geral as pessoas que são mais suscetíveis a contrair doenças têm preferência na vacinação: idosos a partir dos 60 anos, crianças entre 6 meses e 6 anos de idade, trabalhadores da área da saúde, professores de escolas públicas e privadas, gestantes e mulheres no período pós-parto, indígenas, pessoas privadas de liberdade (isto é, os cidadãos entre 12 e 21 anos que estão sob medidas socioeducativas), pessoas que trabalham na rede carcerária, e portadores de doenças crônicas não transmissíveis (como portadores do HIV).

Quem não deve tomar vacina?

Dependendo da vacina, há certas pessoas que não devem tomá-las. Lembre-se de checar essa informação no posto de saúde.

Principais vacinas ofertadas por temporada

Como mencionamos acima, a maioria das vacinas ficam disponíveis nos postos de saúde o tempo todo. No entanto, em certas épocas do ano, ou dependendo da região, podem ocorrer surtos de doenças que precisam ser prevenidas. Para isso, existem as campanhas de vacinação.

Em Fortaleza, assim como no resto do país, entre os meses de abril e maio ocorre a campanha contra a gripe (ou Influenza). Em 2020, ocorrerá a 22ª Campanha Nacional de Vacinação contra a gripe.

No primeiro momento, são vacinadas apenas pessoas do grupo de risco, e posteriormente o resto da população. Durante a campanha, o atendimento é realizado de segunda a domingo. Porém, a data e local exato da campanha de 2020 ainda não foi divulgada.

No mês de agosto, ocorre a campanha contra a poliomielite, que se encontrará em sua 37ª edição anual. O Brasil comemora mais de duas décadas da erradicação da doença, e a campanha tem por objetivo manter a população livre dela. O grupo de risco para a poliomielite são crianças menores de 5 anos de idade.

Documentação

Campanha de Vacinação Fortaleza 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

Para participar das campanhas de vacinação em Fortaleza é necessário estar portando:

  • A carteira de vacinação;
  • Documento oficial com foto;
  • Se for portador de doença crônica ou de condições clínicas especiais, é necessário possui prescrição médica que exija a vacina. Se estiver cadastrado no sistema de doenças crônicas do SUS, basta ir até o local de registro para obter a dose sem a necessidade da prescrição médica.
  • Grávidas ou mulheres no período pós-parto precisam levar a certidão de nascimento do bebê, o cartão-gestante e o documento do hospital onde ocorreu o parto;
  • Profissionais públicos como professores e trabalhadores de saúde tem que levar o contracheque ou crachá.

Datas e locais da vacinação

Infelizmente, as datas e locais das campanhas de vacinação em Fortaleza para 2020 ainda não foram divulgadas. Porém, o Ministério da Saúde lançou o aplicativo “Vacinação em Dia”, que permite acompanhar as campanhas de vacinação bem como controlar se suas doses estão em dia através do cadastro de suas informações.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content