Campanha de Vacinação Maceió 2020 → Vacinas ofertadas, Documentos, Datas e Locais

Nosso país possui o Programa Nacional de Imunizações (PNI) que tem por objetivo a distribuição gratuita de vacinas para a população como forma de prevenir doenças causadas por vírus ou bactérias. Essas vacinas são aplicadas nos postos do Sistema Único de Saúde (SUS), que conta com mais de 36 mil salas de vacinação e são responsáveis pela aplicação de mais de 300 mil imunobiológicos anualmente.

As vacinas são a melhor forma de prevenir a transmissão de doenças infecciosas que podem levar a morte. Por isso, é importante proteger você mesmo e sua família. Para incentivar e conscientizar a população brasileira, o governo federal realiza campanhas de vacinação anualmente. Confira abaixo a Campanha de Vacinação para Maceió em 2020.

Como funcionará a campanha de vacinação Maceió 2020?

A rotina de imunização brasileira possui 19 vacinas que são disponibilizadas pelo SUS, porém, algumas delas só ficam disponíveis durante temporadas, quando a doença tem mais chance de se manifestar na população. Dentre essas, está a gripe e o sarampo, por exemplo.

Na maioria dos casos, os gestores de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) define as melhores estratégias para vacinar a população prioritária de acordo com cada doença, o que depende da reserva de imunobiológicos e do calendário de campanha nacional de vacinação.

Além disso, essas campanhas ficam sujeitas a alterações no caso de surtos inesperados ou registros de doenças aparentemente extintas em outros países.

Em geral, a mídia divulga as campanhas de vacinação na TV, na rádio e em outras mídias. Mas você também pode se informar na UBS mais próxima de sua residência. É possível também checar com os enfermeiros do local se sua caderneta está atualizada. Caso seja necessário tomar alguma dose, eles irão te informar sobre a disponibilidade de aplicação.

Grupos prioritários

Os grupos prioritários para vacinação dependem de cada doença. Mas comumente, pessoas que possuem a imunidade baixa são sempre parte desse grupo. Portanto crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e mulheres no puerpério, pessoas que trabalham na área da saúde e educação, indígenas, indivíduos com mais de 60 anos e aqueles que possuem doenças crônicas não transmissíveis, e presos.

Quem não deve tomar as vacinas?

Cada vacina possui um grupo que não deve ser imunizado. No geral, são pessoas que apresentam alergias a algum componente da vacina ou que desenvolveram a doença após a aplicação da primeira dose.

Portanto, lembre-se de consultar os médicos e enfermeiros do posto de saúde antes de receber a aplicação.

Principais vacinas ofertadas na campanha de vacinação Maceió 2020?

Algumas vacinas já fazem parte do calendário nacional de vacinação e, portanto, acontecem todo o ano. É o caso da campanha para a vacinação contra a gripe, que sempre ocorre nos meses de junho e julho.

Atualmente, com o surto de sarampo, Maceió realizou a primeira fase da campanha em outubro, onde as crianças eram o grupo prioritário para vacinação, e em novembro acontece a segunda fase, onde o foco é a vacinação dos jovens.

Documentos necessários para vacinação

Dependendo do grupo ao qual você pertence, é necessário levar mais documentos do que apenas o cartão de vacinação e um documento oficial de identificação com foto.

  • Portadoras de doenças crônicas ou que apresentam outras condições clínicas especiais devem apresentar a prescrição médica onde consta o motivo para receber a vacina. Caso o paciente seja cadastrado no programa de controle das doenças crônicas do SUS, ele pode receber a dose sem necessidade da apresentação da prescrição médica no posto onde está registrado;
  • Puérperas (mulheres que estão 45 dias no período pós-parto) devem levar um documento que comprove a gestação, como certidão de nascimento do filho, cartão da gestante ou documento do hospital onde o parto foi realizado;
  • Idosos com mais de 60 anos devem levar o documento oficial com foto;
  • Profissionais da área da educação e da saúde podem levar apenas o crachá ou o contracheque.

Caso o cidadão não possua o cartão de vacinação, a UBS pode fazer um “cartão espelho” mediante solicitação. Esse documento contém os registros de vacinas aplicadas até a data.

Datas e locais da campanha de vacinação Maceió 2020?

Até o momento, Maceió ainda não divulgou as datas da Campanha de Vacinação para 2020.

O aplicativo “Vacinação em Dia” disponibiliza informações sobre novas campanhas. Portanto, é interessante se cadastrar para ficar atualizado e também controlar as próximas doses de sua imunização mediante cadastro.

As vacinas em Maceió são ofertadas em unidades públicasprivadas de vacinação.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content