Campanha de Vacinação Manaus 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

O Brasil possui o Programa Nacional de Imunizações (PNI), que disponibiliza vacinas de forma gratuita a população como forma de prevenir doenças infecciosas que podem levar a morte. As vacinas são a melhor forma de combater doenças transmissíveis e estão disponíveis pelo Sistema Único de Saúde (SUS) para todas as faixas etárias. Atualmente, o Brasil conta com mais de 36 mil salas de vacinação que aplicam 300 mil imunobiológicos por ano.

Manter a vacinação em dia é uma maneira de prevenir doenças e de se tornar um transmissor. Assim, o governo federal realiza campanhas de vacinações anualmente. O principal objetivo dessas campanhas é conscientizar a população sobre a importância das vacinas na prevenção de doenças.

Como funciona?

Campanha de Vacinação Manaus 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

O SUS disponibilizadas 19 vacinas na rotina de imunização. Porém, algumas delas só ficam disponíveis durante as temporadas, quando as doenças aparecem mais na população, como é o caso da gripe. Os gestores de cada Unidade Básica de Saúde (UBS) têm autonomia para adotar estratégias de vacinação para a população prioritária, o que varia em função da reserva do produto e do calendário de campanha nacional de vacinação. As vacinas são entregues aos municípios pelo Estado.

Para verificar sua caderneta de vacinação e receber a dose adequada, basta ir até a UBS mais próxima de sua casa, independentemente de estar no período de campanha de vacinação em vigência em 2020.

Grupos prioritários

Cada vacina possui grupos prioritários para aplicação, mas, no geral, são pessoas que possuem a imunidade mais baixa e, portanto, têm mais chances de contraírem a doença. Esses cidadãos são: crianças entre 6 meses e 5 anos, gestantes e mulheres no período pós-parto, profissionais de saúde e educação, indígenas, pessoas com mais de 60 anos e portadores de doenças crônicas não transmissíveis.

Quem não deve tomar?

Dependendo da vacina, algumas pessoas não devem tomar a dose. Lembre-se de consultar os médicos e enfermeiros do posto de saúde.

Principais vacinas ofertadas por temporada

Campanha de Vacinação Manaus 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

Em Manaus, as campanhas acontecem também de acordo com a necessidade da população, como foi o caso da“Semana de Intensificação Vacinal”. O objetivo era ampliar a cobertura de vacinas em crianças com menos de dois anos.

Foram aplicadas as vacinas:

Na cidade, além da semana de intensificação vacinal, ocorre também a campanha contra a gripe, nos meses de abril e maio. A Campanha de Vacinação contra a Influenza A destina-se apenas às pessoas que estejam dentro dos grupos prioritários.

A influenza é uma doença respiratória infecciosa viral, que se não tratada pode levar ao óbito. A transmissão ocorre através do contato com secreções das vias respiratórias que são liberadas quando o paciente fala, tosse, espirra ou através do contato com as mãos.

Já no mês de agosto, ocorre no pais inteiro a campanha de vacinação contra a poliomielite. A doença está erradicada no Brasil a mais de duas décadas e o objetivo da campanha é manter a população livre dela.

Documentação

Para receber a vacina, é importante ter em mãos os seguintes documentos:

  • Cartão de vacinação;
  • Documento de identificação com foto;
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas ou com outras condições clínicas especiais devem apresentar a prescrição médica com o motivo da indicação da vacina. Se o paciente possuir cadastro no programa de controle das doenças crônicas do SUS, ele pode se dirigir aos postos em que está registrado e receber a dose, sem necessidade de prescrição médica;
  • Profissionais públicos, como professores e profissionais da saúde, podem apresentar somente o contracheque ou crachá.

No caso de o cidadão não ter posse do cartão de vacinação, basta procurar a UBS mais próxima e solicitar o “cartão espelho”, que contém os registros de vacinas aplicadas até o momento.

Datas e locais

Infelizmente, as datas e locais das campanhas de vacinação em Manaus em 2020 ainda não foram divulgadas. No entanto, pelo aplicativo “Vacinação em Dia” você consegue acompanhar as datas das novas campanhas e também controlar as doses que você precisa tomar. Basta preencher o cadastro com seus dados, e o aplicativo envia um lembrete quando a data se aproxima.

Veja também o calendário de vacinação em outras cidades:

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content