Campanha de Vacinação Aracaju 2020 – Quando e onde tomar?

A vacinação é a principal forma de se proteger contra diversas doenças que podem levar a sérias complicações. Por ser uma maneira de prevenção segura, a vacinação precisa ser incentivada e é um direito do cidadão receber. O Ministério da Saúde possui um Calendário Nacional de Vacinação, no qual determina todas as vacinas que devem ser administradas desde a infância até a terceira idade.

Algumas vacinas funcionam em esquema de dose, por isso é preciso ficar atento no calendário para ver quando é necessário receber o reforço. Outras são de dose única ou precisam ser reforçadas anualmente. Estas últimas são as mais incomuns, mas é importante que a população fique alerta.

Em Aracaju, a capital de Sergipe, a campanha de vacinação ocorre da mesma forma como nos outros estados brasileiros. Confira abaixo mais sobre a campanha em 2020!

Como funcionam as Campanhas de Vacinação?

vacina aracaju 2020

As campanhas de vacinação são elaboradas pelo Ministério da Saúde para atender a população e protegê-la contra doenças. Anualmente, as campanhas podem ser alteradas ou com objetivos diferentes para conseguir atender as necessidades mais urgentes.

Algumas doenças, que eram consideradas erradicadas, estão se tornando novamente uma grande preocupação dos órgãos públicos de saúde, como sarampo e poliomielite.

Por isso, o Ministério da Saúde está reforçando para a população sobre a importância de se vacinar. As campanhas têm um importante papel nisso, pois divulga informações sobre o risco de não se imunizar, além de compartilhar cartilhas e outras informações de prevenção e tratamento.

Principais vacinas oferecidas em Aracaju

As campanhas de vacinação em 2020 devem focar nas vacinas de dose anual, como a vacina contra a gripe (Influenza) e também nas doenças que tiveram surtos e que ameaçam ter um risco de epidemia. As principais campanhas são:

✔️ Sarampo,

✔️ Gripe,

✔️ Febre amarela,

✔️ HPV.

No site do Ministério da Saúde, é possível conferir todas as outras vacinas que são oferecidas pelo SUS gratuitamente.

É importante sempre verificar a carteirinha de vacinação e não deixar de levar seus filhos para receberem as doses.

Grupos prioritários

vacinação-aracaju-2020

Cada campanha deve focar em um público-alvo específico. Mas, de modo geral, as vacinas sempre estipulam alguns grupos prioritários, pois consideram os grupos que são mais afetados ou que correm um risco maior de complicações. São eles:

📌 Idosos com 60 anos ou mais,

📌 Gestantes e Puérperas (até 45 dias após o parto),

📌 Crianças com  6 meses a 6 anos de idade,

📌 Professores da rede pública e privada,

📌 Profissionais que trabalham na área da saúde,

📌 Profissionais que trabalham no sistema prisional,

📌 Pessoas em situação de cárcere,

📌 Pessoas entre 12 e 21 anos que estejam sob medidas socioeducativas,

📌 Pacientes diagnosticados com doenças crônicas,

📌 População indígena.

Vale lembrar que em todas as situações, até mesmo para os grupos prioritários, é importante que o médico realize uma avaliação. O risco-benefício da vacinação sempre deve ser avaliado por um profissional.

Quem não deve tomar?

vacinaçãoPara conferir as contraindicações de uma vacina, é importante consultar um profissional de saúde. No entanto, há situações que são consideradas de risco.

O paciente não deve receber em casos de alergia grave a componentes da vacina, se estiver doente (com febre, por exemplo) ou com o sistema imunológico debilitado com risco de complicações.

Mesmo sendo seguras, as vacinas precisam ser aplicadas quando há um risco-benefício.

Em pacientes com doenças crônicas ou em tratamentos debilitantes, por exemplo, o médico deve avaliar se a aplicação da vacina deve ser feita.

Documentos necessários

Para receber a imunização, as pessoas podem comparecer em qualquer unidade básica de saúde, pelo SUS, ou em clínicas particulares.

É importante que tenham em mãos a carteirinha de vacinação e um documento de identificação, como RG ou certidão de nascimento.

Datas e locais

Muitas datas ainda não foram confirmadas, por isso é importante ficar atento ao noticiário e aos sites oficiais da Secretaria da Saúde de Aracaju. Calendário de vacinação

Aproximadamente, as principais campanhas devem ocorrer nas seguintes datas.

☑️ HPV: aproximadamente entre julho a setembro de 2020,

☑️ Sarampo:  10 de fevereiro a 13 de março de 2020,

☑️ Poliomielite e multivacinação: 9 a 30 de setembro de 2020,

☑️ Influenza (gripe): de 13 de abril a 15 de maio de 2020.

Vacinar-se é fundamental!

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content