Campanha de Vacinação Nova Iguaçu 2020 – Datas, Requisitos e Mais!

Anualmente são oferecidas vacinas gratuitas para a população brasileira. O intuito é imunizar e até erradicar determinadas doenças. As vacinas são a única maneira de conseguir proteger o maior número de pessoas possível.

Se quiser, você já pode se preparar para a campanha de vacinação Nova Iguaçu 2020.

As vacinas disponibilizadas podem variar de acordo com o nível de ameaça sobre alguma doença. A campanha de vacinação contra gripe, por exemplo, é uma que acontece todos os anos, já que existem vários vírus que causam essa doença.

No último ano, houve também a vacinação contra o sarampo.

Entenda como funciona a campanha de vacinação de Nova Iguaçu para 2020, saiba quais projetos irão acontecer e quem pode se vacinar!

Campanha de vacinação Nova Iguaçu 2020

vacinação em nova iguaçu 2020

Inicialmente, são vacinadas as pessoas que fazem parte do grupo de prioridade. Posteriormente, as vacinas restantes são disponibilizadas para a população até acabar o estoque.

As campanhas de vacinação Nova Iguaçu 2020 serão contra a gripe, contra sarampo, poliomielite e febre amarela – doenças mais tradicionais e anuais prezadas pelos calendários da área da saúde. Além disso, haverá a multivacinação para atualização da carteira de crianças e adolescentes.

É importante frisar que acontecerão algumas mudanças sobre o grupo de prioridade para as campanhas.

A primeira campanha de vacinação Nova Iguaçu 2020 será a contra o sarampo. Porém, o público é diferente do ano passado.

A primeira fase, entre os meses de fevereiro e março, será destinada para pessoas entre 5 e 19 anos de idade. Já a segunda fase, que acontece somente em agosto, será para adultos entre 30 e 59 anos.

Entre os dias 13 de abril e 15 de maio de 2020 haverá a campanha anual da vacinação contra gripe. E acontecerá uma mudança: até o ano anterior, idosos com mais de 60 anos podiam se vacinar como grupo prioritário. Para 2020, poderão se vacinar pessoas com mais de 55 anos. Isso aumentará consideravelmente o público que será imunizado.

A campanha de vacinação contra febre amarela também será oferecida para todos os municípios brasileiros, incluindo Nova Iguaçu.

No mês de setembro haverá campanha de vacinação para dois casos: a vacina contra poliomielite e a multivacinação.

A multivacinação nada mais é do que a atualização da caderneta da criança e do adolescente. Dessa forma, ela garante que estão imunes a outras doenças, já que receberão todas as vacinas que deveriam ter recebido quando bebês.

Grupos de prioridade

Os grupos de prioridade são aqueles que têm preferência para tomar determinada vacina, porque essas pessoas fazem parte do grupo de risco de contrair essa doença.

Em um primeiro momento, somente essas pessoas podem se vacinar. Mas, após o fim da campanha, as vacinas sobressalentes são oferecidas ao restante da população, principalmente na vacina contra gripe.

No caso da vacina da gripe, o grupo de prioridade envolve as seguintes pessoas:

  • Pessoas com mais de 55 anos (de acordo com a mudança para 2020),
  • Grávidas e puérperas (até 45 dias após o parto),
  • Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade,
  • Funcionários do sistema de saúde, prisional e professores da rede pública e privada,
  • Funcionários do sistema de segurança e salvamento como policiais, bombeiros e membros ativos da Força Armada,
  • Pessoas com doenças crônicas ou imunidade baixa (com comprovação médica),
  • Indígenas,
  • Presos,
  • Jovens sob medidas socioeducativas.

Para as outras vacinas é necessário acompanhar o período da campanha para obter mais informações.

Quem não deve se vacinar

Não deve se vacinar as pessoas que tiveram alguma reação a doses anteriores, que já se vacinaram (excetuando-se no caso da vacina da gripe) ou ainda que tiveram alguma reação alérgica aos componentes da fórmula.

Documentação

Você deve ter em mãos a sua caderneta de vacinação e um documento com foto.

Além disso, principalmente para a vacina da gripe Nova Iguaçu 2020, deve se levar um documento que comprove que faz parte do grupo de prioridade.

Por exemplo, funcionários devem levar seu crachá ou contra-cheque. Já grávidas e puérperas devem levar o cartão do pré-natal ou a certidão de nascimento do bebê.

Onde se vacinar em Nova Iguaçu 2020?

As campanhas de vacinação Nova Iguaçu 2020 acontecem nos postos de saúde da cidade, dentro do próprio horário de funcionamento.

Para aumentar o número de pessoas imunizadas, há também campanhas realizadas aos sábados, sendo informadas a população com antecedência.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content