Campanha de Vacinação Rio de Janeiro 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

A vacinação é extremamente importante na hora de prevenir e deixar muitas doenças somente nas páginas de livros de história. Graças às massivas campanhas de vacinação realizadas no país, isso pode ser possível.

No caso da cidade do Rio de Janeiro, a campanha de vacinação 2020 envolve várias possibilidades de salvar vidas e melhorar o sistema imunológico de grupos variados de pessoas.

Conheça mais sobre a campanha e vacinação Rio de Janeiro 2020, quais são os grupos prioritários, as principais vacinas disponíveis, além de outras informações importantes.

Campanha de Vacinação Rio de Janeiro 2020: como Funciona?

Campanha de Vacinação Rio de Janeiro 2020: como Funciona?

Em países em pleno desenvolvimento como o Brasil, as campanhas de vacinação são um esforço adotado pelo Ministério da Saúde com o objetivo de erradicar uma ou mais doenças que estão assolando uma determinada região ou ainda para preservar uma erradicação que já foi realizada anteriormente.

Através do Calendário Nacional de Vacinação, o país todo trata certas vacinas como prioridade para divulgar a necessidade da vacinação e os motivos para realiza-la.

Para tanto, há a presença de propagandas e outras formas de publicidade para atrair a população a se dirigirem até um posto de saúde.

Principais Vacinas na Campanha de Vacinação RJ 2020

Nas campanhas de vacinação do ano de 2020, na cidade do Rio de Janeiro, é provável que a população carioca visualize informações e detalhes acerca da necessidade das seguintes e principais vacinas:

Dependendo das situações que podem surgir durante o ano, é possível que o Ministério da Saúde, em conjunto com as Secretarias de Estado e dos Municípios, desenvolva campanhas de vacinação para outras doenças, como, por exemplo, o sarampo.

Grupos Prioritários na Campanha de Vacinação

A depender da vacina abordada na campanha de vacinação, certas pessoas necessitam mais daquela dose do que outras pessoas.

Enquanto algumas das vacinas são obviamente para as crianças, como o caso da BCG – que se dá para recém-nascidos, outras envolvem determinada idade, sexo e até mesmo função.

Confira um apanhado desses grupos prioritários e algumas informações sobre eles:

Idosos – pessoas de 60 anos e mais

São o grupo de prioridade que mais têm necessidade de tomar a vacina antes dos demais pela questão de saúde mais frágil e pelo respeito ao mais velho, é claro.

Durante a campanha de vacinação de 2020 no Rio de Janeiro sobre a vacina Influenza (a vacina da gripe), os idosos são alguns dos primeiros a serem chamados para os postos de saúde.

Gestantes

Tanto pela saúde da mulher quanto para o feto, as gestantes devem ser consideradas no grupo prioritário das vacinas. O esquema vacinal delas é mais diferenciado, mas sua prioridade vale para a vacina da Hepatite B, Dupla Adulto (DT), dTpa e a própria vacina da gripe.

Profissionais da saúde

Como lidam diariamente com a população, a imunização deve começar nessas pessoas.

Além disso, certas vacinas são também prioritárias para um determinado público-alvo, como dito, pela questão da idade.

No caso da vacina HPV, os grupos são as meninas de 9 a 14 anos e os meninos de 11 e 14 anos.

Requisitos básicos na Campanha de Vacinação RJ 2020

Campanha de Vacinação Rio de Janeiro 2020: como Funciona?

O mais importante para que um cidadão seja capaz de ser vacinado durante uma Campanha de Vacinação no Rio de Janeiro, em 2020 é apresentar-se em um posto de saúde mais próximo da residência, juntamente com a carteirinha de vacinação.

Esta carteirinha traz as informações sobre todas as vacinas já feitas em cada pessoa e é uma ótima forma de controlar quais são necessárias ou quando deve-se haver reforço de algumas.

Se o cidadão perder o cartão de vacinação, é necessário se deslocar até o posto de saúde onde recebeu as vacinas para resgatar um histórico de vacinação e solicitar uma segunda via.

Datas: Campanha de Vacinação Rio de Janeiro 2020

Cada campanha de vacinação para 2020 no Rio de Janeiro poderá acontecer em épocas diferentes do ano.

Uma campanha de vacinação anual no Rio de Janeiro, como a da Influenza – da vacina da gripe – já se sabe que acontece entre os meses de abril e maio. Já a campanha de vacinação contra o HPV acontece no mês de setembro, por exemplo.

Basta ficar de olho nas divulgações que serão realizadas pelo Ministério da Saúde e pela Prefeitura do Rio de Janeiro para 2020.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Um comentário

  • Luiz Prado de Oliveira disse:

    Essa ideia da carteirinha é meio cretina. Tenho 70, sempre tomei todas as vacinas e nunca tive carteirinha nenhuma.

Deixe seu Comentário

WebGo Content