Campanha de Vacinação Campinas 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

A gripe é uma doença bastante comum e contagiosa. Caso não seja devidamente curada, pode agravar o quadro e até desenvolver uma pneumonia. Há situações em que o paciente não resiste e pode vir a óbito, principalmente se faz parte do grupo de risco. A campanha de vacinação Campinas 2020 tem o intuito de vacinar o maior número de pessoas possíveis, principalmente quem faz parte do grupo prioritário.

Apesar de ser uma campanha anual, ainda há muitas dúvidas a respeito da vacina da gripe, como ela funciona, quem pode tomar e onde é realizada a campanha. Confira aqui todas as informações a respeito da campanha de vacinação Campinas 2020:

Entenda como funciona vacina da gripe

A vacina da gripe oferecida durante a campanha de vacinação é trivalente, ou seja, protege contra três tipos  de vírus, sendo H1N1, H3N2 (ambos subtipos de Influenza A) e um vírus da Influenza B.

Ela é composta do vírus inativo. Após sua aplicação, o corpo começará a produzir anticorpos contra eles. No entanto, é importante reforçar que a vacina da gripe não causa gripe, apesar de ser feita com o próprio vírus. Uma vez inativo, o vírus não poderá causar nenhum tipo de problema.

Acontece que a vacina da gripe pode demorar cerca de duas semanas até imunizar o organismo. Durante esse tempo, o indivíduo pode contrair a doença e ficar gripado. Outra possibilidade é que ao tomar a vacina, a pessoa já estava com o vírus, mais ainda sem sintomas.

A campanha de vacinação Campinas 2020 tem o intuito de imunizar o maior número de pessoas que estão no grupo de risco. Sendo assim, inicialmente devem-se vacinar as pessoas que fazem parte do grupo prioritário.

Quem faz parte do grupo prioritário

Fazem parte do grupo prioritário às pessoas que correm o maior o risco de pegar gripe. E, se pegarem, podem correr risco de vida. São elas:

 

  • Idosos com mais de 60 anos;
  • Crianças entre 6 meses e 6 anos incompletos;
  • Grávidas e puérperas (mulheres que tiveram filho nos últimos 45 dias);
  • Funcionários da área da saúde;
  • Professores de escolas públicas e privadas;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Presos;
  • Jovens e adolescentes entre 12 e 21 anos que estão sob medidas socioeducativas;
  • Indígenas;
  • Pessoas com doenças crônicas e outras condições clínicas:
    • Doenças respiratórias crônicas, como asma;
    • Doenças cardíacas crônicas; como hipertensão;
    • Doenças neurológicas como AVC;
    • Doenças hepáticas crônicas;
    • Diabetes;
    • Obesidade;
    • Imunossupressão (quem tem sistema imunológico abalado, seja por doença ou medicação);
    • Trissomias, como síndrome de down;
    • Transplantados, seja de órgão ou medula óssea.

Datas e locais de vacinação da campanha da gripe Campinas 2020

A campanha de vacinação Campinas 2020 acontecerá nos postos de saúde e UPA’s da cidade, dentro do próprio horário de funcionamento. Cada unidade pode escolher um sábado para realizar uma campanha, dessa forma quem trabalha e não consegue ir durante a semana, pode ir neste dia.

As datas ainda não foram confirmadas, contudo a campanha acontece entre os meses de abril e maio, antes de começar as estações frias. Dessa forma, há tempo suficiente de vacinar o maior número de pessoas antes do inverno chegar, período com maior número de casos de gripe.

Não estou no grupo prioritário, como tomar a vacina da gripe?

Durante a campanha de vacinação da gripe, só é possível tomar a vacina do sistema pública quem faz parte do grupo prioritário. Quem não faz tem duas possibilidades: esperar o fim da campanha ou se dirigir ao sistema particular.

Em junho, após o final da campanha de vacinação, as unidades de vacina restante passa a ser oferecida ao restante da população. Ou seja, quem não faz parte do grupo prioritário pode se vacinar, basta ir até um posto de saúde.

A outra possibilidade é tomar a vacina da gripe no sistema privado. Ela custa entre R$ 100,00 e R$ 200,00 e é quadrivalente. Isso significa que além dos tipos subtipos, protege também contra mais um tipo de Influenza B. Como esse 4º subtipo de vírus não é tão comum no Brasil, não é obrigatório tomá-la.

Quais documentos preciso levar?

Para se vacinar contra gripe é preciso levar consigo a carteira de vacinação e um documento que comprove que você faz parte do grupo prioritário. Por exemplo, a certidão de nascimento para crianças e puérperas, RG para idosos ou o crachá para funcionários do sistema de saúde, educacional e prisional.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content