Calendário de vacinação em Osasco 2020 – Quando e Quais tomar

Anualmente, são realizadas campanhas de vacinação em todo o território brasileiro, a fim de conter possíveis surtos de algumas doenças. Muitas dessas doenças já foram praticamente extintas, mas ainda assim é importante manter a população vacinada contra elas, evitando possíveis novos surtos.

Se você é de Osasco e quer saber mais a respeito das campanhas de vacinação no município neste ano de 2020, confira este guia completo que preparamos para você.

Calendário de vacinação Osasco 2020

Anualmente, o Ministério da Saúde, com recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), prepara o Calendário Nacional de Vacinação, listando todas as vacinas que as pessoas devem tomar, desde o nascimento até a terceira idade. Embora o de 2020 ainda não tenha sido preparado, podemos tomar o de 2019 como base, uma vez que geralmente as mudanças são poucas ou nenhuma.

De acordo com o Calendário Nacional de Vacinação de 2019, deve-se tomar as seguintes vacinas nas seguintes faixas etárias:

Calendário de vacinação inafntil Calendário de vacinação adolescentes Calendário de vacinação Adultos

A maior parte dessas vacinas podem ser tomadas em qualquer época do ano, em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS). Algumas delas, entretanto, como as vacinas contra a Influenza (gripe), só são disponibilizadas gratuitamente em determinadas épocas do ano, nas chamadas Campanhas de Vacinação. Fora das campanhas, elas só podem ser encontradas na rede privada.

Caso você não tenha tomado as vacinas correspondentes à sua faixa etária, dirija-se o quanto antes à UBS mais próxima à sua residência a fim de regularizar sua situação vacinal. Para conferir o Calendário Nacional de Vacinação de 2019 na íntegra, acesse este link, do Ministério da Saúde, e fique atento às notícias relacionadas ao documento de 2020.

Campanhas de vacinação em Osasco

Para ajudar na imunização da população, o Ministério da Saúde, em parceria com as Secretarias de Saúde dos municípios, realiza campanhas de vacinação ao longo do ano. Confira a seguir as principais campanhas de vacinação que possivelmente acontecerão em Osasco neste ano de 2020:

  • Campanha Nacional de Vacinação contra o Sarampo (entre julho e agosto e entre outubro e novembro)
  • Gripe (entre abril e maio, período de maior incidência da doença)
  • Febre amarela (geralmente, apenas em períodos e regiões com surto da doença)
  • Poliomielite (em agosto, podendo ser estendida até setembro, a depender do engajamento da população)

Grupos prioritários

Cada vacina tem seus próprios grupos prioritários, não sendo possível, portanto, definir apenas um. Porém, alguns dos grupos que costumam ter prioridade na maior parte das vacinas são os seguintes:

  • Idosos, acima de 55 anos;
  • Crianças entre 6 meses e 6 anos;
  • Grávidas;
  • Puérperas (mulheres que deram à luz há pouco tempo);
  • Professores das redes privada e pública;
  • Pessoas que trabalham na área da saúde;
  • Índios;
  • Adolescentes e jovens entre 12 e 21 anos e que estejam sob medida socioeducativa;
  • indivíduos em regime fechado (presos), bem como os profissionais do sistema prisional;
  • Portadores de doenças crônicas;
  • Todos os indivíduos em situação ou área de risco.

Quem não deve tomar

Por outro lado, alguns indivíduos não podem tomar determinadas vacinas. Alguns deles são os seguintes:

  • Crianças com menos de 6 meses de vida;
  • Pessoas que tenham tido reações negativas a doses anteriores de vacina;
  • Pessoas com alergia a ovo e seus derivados.

Recomenda-se, entretanto, que você entre em contato diretamente com a equipe de saúde a fim de determinar se você pode ou não tomar determinada vacina.

Como tomar a vacina?

Para tomar qualquer uma das vacinas mencionadas anteriormente, dentro ou fora da campanha de vacinação, é muito simples: basta dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, caso queira tomá-las gratuitamente pelo SUS, ou à rede privada de saúde na qual você tem convênio.

sarampo vacina 2020

Documentos necessários

DocumentosPara tomar a vacina na UBS, você precisará ter cadastro nela, que pode ser feito diretamente na unidade, levando um documento de identificação com foto (ou certidão de nascimento, no caso de crianças sem demais documentos) e um comprovante de residência (conta de água, luz ou telefone, por exemplo).

Já para tomar a vacina, você precisará levar um documento com foto (ou certidão de nascimento, no caso de crianças sem demais documentos) e a carteirinha de vacinação da pessoa que irá tomar a vacina. Levar o seu cartão do SUS poderá agilizar o processo, embora não seja obrigatório.

Locais de vacinação em Osasco

As vacinas podem ser tomadas em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de Osasco. Para conferir o endereço de cada uma delas, a fim de ver qual é a mais próxima de sua residência, confira este link, que conta com uma listagem de todas as UBSs do município de Osasco, com seus respectivos endereços e contatos.

Rafaela Trevisan Cortes

Rafaela Trevisan Cortes, jornalista formada pela Pontifícia Universidade Católica do Paraná (PUCPR). Revoltada por natureza, vê na comunicação uma oportunidade de extravasar a sua paixão por curiosidades, arte e conhecimento.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content