Campanha de Vacinação São Luís 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

A prevenção é o melhor remédio quando estamos falando de saúde. Por isso, é importante estarmos atentos ao Calendário Nacional de Vacinação e de olho nas campanhas de imunização.

O Brasil é o maior país em programa público de imunização no mundo. Anualmente, são mais de 300 milhões de doses aplicadas, segundo o Ministério da Saúde.

Se você mora em São Luís ou em qualquer outro lugar do Brasil, se informe para saber quais são as vacinas que devem ser tomadas ao longo da vida e que precisam ser aplicadas em doses anuais. Abaixo explicamos tudo sobre a Campanha de Vacinação em São Luís em 2020. Continue acompanhando e programa-se!

Como funciona a campanha de vacinação em São Luís?

A campanha de vacinação no município de São Luís acontece de acordo com o calendário organizado pelo Ministério da Saúde em conjunto com as secretarias de saúde estaduais e municipais.

Os órgãos são responsáveis, juntos, por divulgar informação sobre datas, locais, pessoas com prioridade e informações sobre prevenção para que a população possa se vacinar e se prevenir contra diversas doenças.

As campanhas, geralmente, divulgam materiais educativos através dos sites oficiais, redes sociais e também pela cidade, como em outdoors e cartazes em lugares públicos, como os postos de saúde, ônibus, escolas etc.

Quais são os grupos prioritários?

De modo geral, toda campanha de vacinação em São Luís e em qualquer cidade do país possui um público-alvo ou grupo prioritários. Normalmente, as doses são aplicadas primeiramente para esses grupos e posteriormente liberada para o resto da população. É uma estratégia bem comum.

Portanto, cada vacina pode ter grupos prioritários diferentes. De modo geral, alguns são sempre prioridade na imunização, pois são considerados grupos com um risco maior de contrair uma doença e de sofrerem maiores complicações. São eles:

  • Crianças com 06 meses a 5 anos de idade;
  • Pessoas com 60 anos ou mais;
  • Mulheres gestantes ou no puerpério (até 45 dias após o parto);
  • Profissionais que trabalham na área da saúde (médicos, enfermeiros, recepcionistas, seguranças etc);
  • Povos indígenas;
  • Funcionários que trabalham no sistema prisional;
  • População em situação de cárcere;
  • Professores;
  • Pessoas com alguma condição de saúde crônica não transmissível (de acordo com a avaliação do médico).

Outros grupos podem estar como prioritários na campanha de vacinação, de acordo com a imunização aplicada. É importante sempre verificar os requisitos de cada campanha e se informar nos postos de saúde.

Quem não deve tomar?

Os moradores de São Luís que desejam receber alguma imunização de acordo com a campanha de vacinação 2020 devem estar atentos também as contraindicações. Para isso, o melhor é consultar um profissional da saúde, comparecendo até um posto de atendimento, seja público ou particular.

Assim, ele poderá avaliar se o paciente tem todos os requisitos para receber a vacina sem risco de efeito colateral ou complicação.

De modo geral, as contraindicações se aplicam a pessoas que possuem alergia grave a algum componente da vacina. Por isso é tão importante a avaliação de um profissional da saúde.

Quais documentos levar na hora da vacinação?

É importante que o morador do município de São Luís esteja atento ao que é necessário levar para a vacinação. Além de um documento com foto, deve-se levar a carteirinha de vacinação atualizada.

Além dos documentos, para aplicação da imunização, o profissional da saúde deve avaliar se a pessoa está em condições de receber a vacina em questão. Por isso, deve considerar se a pessoa está dentro dos grupos com prioridade ou se possui alguma restrição para a aplicação.

Pacientes que estão gripados, com febre ou qualquer outra condição que prejudique a resposta imunológico pode ser um impeditivo. Por isso, podem ser orientados a tomar depois de se recuperarem da condição.

Datas e locais

As campanhas de vacinação possuem datas diferentes ao longo do ano e ainda não estão definidas para o ano de 2020. No entanto, sabe-se que a campanha de vacinação contra a gripe acontece sempre entre os meses de abril e maio.

Isso porque o Ministério da Saúde prevê que é no inverno e outono em que o risco de transmissão do vírus é maior. A vacina acontece antes para deixar a população protegida com antecedência.

Para outras vacinas do calendário, é importante ficar de olho no site https://www.saoluis.ma.gov.br/ e no site do Ministério da Saúde, que devem divulgar as datas e locais para a população de São Luís receber as doses.

Principais vacinas da campanha de vacinação São Luís 2020

São várias as vacinas que fazem parte do Calendário Nacional de Vacinação. Desde o nascimento, passamos a receber as imunizações contra diversas doenças. Ao longo da adolescência e vida adulta também é necessário estar atento as demais vacinas. As principais são:

 

  • Gripe (Influenza);
  • HPV;
  • Sarampo;
  • Dengue;
  • dTpa;
  • Hepatite A;
  • Poliomielite;
  • Febre amarela;
  • Tetra Viral.

Com saúde não dá para deixar para depois. Portanto, fique de olho no calendário e nas campanhas de vacinação e compareça até a Unidade de Saúde mais próxima de sua casa com documento e carteirinha de vacinação em mãos.

 

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content