Vacina da Febre Amarela Salvador 2020 – Quem deve tomar? Datas e Locais

A febre amarela é uma doença causada por um vírus. A infecção acontece através da picada de mosquitos vetores, ou seja, que são portadores do vírus. Essa é a única forma de contágio da doença, pois ela não acontece de pessoa para pessoa.

Por ser uma doença com grande potencial de epidemia e por causar um quadro clínico grave nos pacientes, a prevenção é fundamental para reduzir o risco de morte pela doença. Saiba mais sobre a vacina contra a febre amarela e onde recebê-la no ano de 2020 em Salvador.

Como funciona a vacina contra febre amarela?

A vacina contra febre amarela é indicada para os estados e municípios em que há o risco de infecção do vírus pela picada do mosquito. São 19 estados brasileiros em que a imunização é necessária e, em alguns deles, apenas alguns municípios. Salvador é um deles.

Existem dois tipos disponíveis de vacina no Brasil, uma utilizada na rede pública e outra na rede privada. As duas são produzidas através do vírus atenuado, cultivado em ovo de galinha. Ambas são seguras e oferecem proteção contra a doença.

A vacina contra febre amarela faz parte do Calendário de Vacinação brasileiro e funciona em um esquema de dose único. Doses de reforço não são consideradas necessárias, mas pode ser necessário em locais de surto em que o risco de epidemia é alto.

Esse reforço pode ser necessário, especialmente, em pessoas que recebem a vacina ainda antes dos 2 anos de idade.

Também pode ser necessário reforço se o viajante não conseguir comprovar que recebeu a vacina, como em casos de perda da carteira de vacinação.

Receber a vacinação é a forma mais segura e eficaz de se prevenir. Contudo, igual a todo vacina, a da febre amarela também pode provocar reações adversas como dor no local, febre, vermelhidão e inchaço.

Quem deve tomar?

Os moradores de Salvador que ainda não tomaram a vacina contra a febre amarela devem estar atentos as indicações antes de receber a dose única em 2020. A imunização, de acordo com o Ministério da Saúde, é recomendada para:

  • Crianças com idade a partir dos 9 meses de idade;
  • Adolescentes e adultos que moram em municípios em que a vacinação é recomendada;
  • Pessoas que vão viajar, seja viagem nacional ou internacional para uma área de risco da doença (sendo obrigatória a comprovação da vacinação em alguns países).

Outros grupos que podem receber a vacina, mas que é preciso um cuidado maior incluem:

  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Gestantes;
  • Pessoas com condição clínica que afete o sistema imunológico;
  • Pacientes após término de tratamento de quimioterapia;
  • Pessoas que fizeram tratamento com uso de medicamento anticélulas B e Fludarabina (devem esperar 6 meses);
  • Pacientes com doenças hematológicas etc.

Quais são as contraindicações?

Se você está dentro de algum dos grupos abaixo, a vacina contra a febre amarela deve ser contraindicada:

  • Crianças com idade inferior a 6 meses;
  • Pessoas com imunodepressão grave, seja pelo uso de medicamento ou doenças;
  • Pessoas portadoras do vírus HIV em situação sintomática e com sistema imunológico muito baixo (deve ser comprovado em exame laboratorial);
  • Pacientes com câncer;
  • Pacientes transplantados;
  • Pessoas com reação adversa grave a algum componente da vacina;
  • Gestantes podem ser contraindicadas, mas o médico deve avaliar o risco-benefício de cada caso;
  • Idosos com mais de 60 anos, sendo necessário avaliação do risco-benefício de cada caso.

Datas e locais para receber a vacina da febre amarela Salvador 2020?

A vacina da febre amarela, em Salvador, deve ser recebida em qualquer unidade básica de saúde, de forma gratuita. As pessoas também podem optar em receber pela rede privada. Não existe uma data definida para a aplicação da vacina como existe com outras (Influenza, por exemplo).

Documentos necessários

Para receber a vacina contra a febre amarela, é importante comparecer até a unidade básica de saúde ou a clínica particular com a carteirinha de vacinação. Deve-se levar também um documento com foto e informar ao profissional que deve aplicar a vacinação se você possui alguma condição que possa ser contraindicada.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content