Vacina da gripe Campo Grande 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

Uma das doenças que mais afetam os brasileiros todos os anos é a gripe. Febre, dor no corpo, dores de garganta e cabeça, fraqueza, calafrios e congestão nasal, entre outros, são os sintomas mais comuns dessa doença, que é altamente infecciosa e, por isso, atinge um grande número de pessoas.

Por isso, uma das melhores maneiras de evitar esse vírus tão incômodo é se prevenir tomando a vacina contra a gripe. Todos os anos a cidade de Campo Grande promove uma ampla campanha de vacinação. Você mora em Campo Grande e quer saber como tomar a vacina da gripe em 2020? Vamos explicar tudo nesse texto.

O que é a vacina da gripe?

Vacina da gripe Campo Grande 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

Vacinas são preparações biológicas que oferecem proteção contra uma determinada doença, estimulando o organismo a reconhecer e combater aquele vírus, e criando anticorpos para futuras infecções.

É bom lembrar que a vacina deve ser tomada todos os anos pois, além da imunidade diminuir com o tempo, os vírus causadores da gripe são vírus que estão sempre sofrendo mutações, e por isso a vacina precisa ser atualizada para continuar provendo proteção.

No Brasil existem as vacinas trivalente e a quadrivalente. A vacina distribuída na rede pública é a vacina trivalente, que possui os dois tipos de vírus da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B. Na rede privada é possível encontrar a quadrivalente, que possui dois subtipos do vírus Influenza – dois subtipos A, normalmente H1N1 e o vírus da gripe sazonal (H3N2) e dois subtipos B que dependem do vírus circulante no ano anterior.

Quem deve tomar a vacina?

Existe um grupo de pessoas que é considerado de risco, e por isso, tem prioridade na hora de tomar a vacina. Confira abaixo se você faz parte:

  • Crianças de 6 meses a 6 anos incompletos (5 anos, 11 meses e 29 dias);
  • Gestantes;
  • Mulheres que deram à luz nos últimos 45 dias;
  • Pessoas com mais de 60 anos;
  • Profissionais da saúde;
  • Professores da rede pública e particular;
  • População indígena;
  • Portadores de doenças crônicas, como diabetes, asma e artrite reumatoide;
  • Indivíduos imunossuprimidos, como pacientes com câncer que fazem quimioterapia e radioterapia;
  • Portadores de trissomias, como as síndromes de Down e de Klinefelter;
  • Pessoas privadas de liberdade;
  • Adolescentes internados em instituições socioeducativas.

Todas as pessoas integrantes do grupo de risco precisam levar, além de um documento de vacinação e carteirinha de vacinação, qualquer documento que comprove a sua inclusão no referido grupo.

Como tomar?

Vacina da gripe Campo Grande 2020 → Como tomar, Quem pode e Documentos

A vacina é disponibilizada todos os anos pelo Ministério da Saúde, que também é o encarregado de fazer uma ampla campanha de divulgação para incentivar as pessoas a receber sua dose, que é de aplicação rápida e indolor. Importante lembrar que a vacina aplicada na rede pública de saúde é gratuita.

O cronograma com as datas para a campanha de vacinação de 2020 em Campo Grande ainda não foi divulgado, o que deve ocorrer no início de abril de 2020. Normalmente, a campanha começa em abril, podendo se estender até junho. Os primeiros a tomar a vacina são as pessoas incluídas no grupo de risco. Após essa etapa a vacina é disponibilizada para toda a população. Para isso, basta comparecer, dentro do prazo estipulado, a uma Unidade Básica de Saúde (UBS) próximo de sua residência e solicitar a aplicação da vacina. Também é possível receber a vacina na rede privada de saúde, mas nesse caso, haverá custo.

Veja como tomar a vacina da gripe em outros estados:

Contraindicações e efeitos colaterais

Em geral a vacina da gripe não apresenta efeitos colaterais, e as chances de qualquer efeito adverso é muito pequena. As reações são bastante individuais, e algumas pessoas podem apresentar dor e vermelhidão no local da aplicação, ou até mesmo febre e mal estar.

De qualquer forma, a vacina não é recomendada para crianças com menos de 6 meses de idade, pessoas com febre, pessoas com doença neurológica em atividade, ou com antecedentes de alergia grave a componentes do ovo.

Como prevenir?

Como sempre, a prevenção é o melhor remédio. Manter alguns hábitos de higiene simples, tais como lavar as mãos, utilizar lenço descartável para limpar o nariz, evitar o compartilhamento de objetos de uso pessoal, como talheres, pratos, copos ou garrafas, manter os ambientes bem ventilados e evitar contato próximo a pessoas que apresentem sinais ou sintomas de gripe ou resfriado podem ajudar a prevenir infecções,. Não esqueça de também cobrir o nariz ao espirrar e tossir.

Fique atento às datas de vacinação contra a gripe em Campo Grande para 2020. É muito importante tomar essa vacina para manter-se imunizado contra a doença. Portanto, assim que possível, vá até a unidade de saúde mais próximo para garantir a sua dose.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content