Vacina da gripe João Pessoa 2020 – Como funciona? Datas e Locais

Todos os anos, percebemos várias campanhas de imunizações, não é? Agora é o momento da vacina da gripe em João Pessoa para 2020!

Se você mora em João Pessoa e já deseja saber como funciona a vacina da gripe, quem pode fazer a imunização, as restrições e outras informações para não perder tempo na hora da campanha, fique ligado aqui!

Anualmente, a Secretaria de Saúde de João Pessoa traça uma programação intensa que visa conscientizar a população da cidade. Veja o que está esperado para 2020!

Como funciona a vacina da gripe?

A vacina da gripe no Brasil pode ser trivalente ou quadrivalente, isto é, pode proteger contra três ou quatro tipos de vírus diferentes.

Na rede pública de saúde em João Pessoa em 2020, a vacina da gripe é trivalente – vai imunizar o cidadão contra três tipos diferentes de vírus. Esta vacina possui os dois tipos da Influenza A (H1N1 e o H3N2) e um vírus da Influenza B.

É justamente essa cepa adicional de Influenza B que diferencia esta vacina da quadrivalente.

A composição da vacina da gripe em João Pessoa 2020 terá recomendação da Organização Mundial da Saúde (OMS), pois ela toma como base as informações recebidas do planeta inteiro sobre a prevalência das cepas circulantes.

Assim, todo ano a vacina da gripe se altera com o objetivo de proteger os cidadãos contra os tipos mais comuns de vírus da gripe presentes naquela época.

Grupos de prioridade da vacina da gripe João Pessoa 2020

Certos grupos de pessoas são considerados prioritários durante a campanha de imunização da vacina da gripe, pois são indivíduos com o sistema imunológico mais debilitado ou com outros problemas que afetam diretamente sua saúde.

Em 2020, a Secretaria de Saúde de João Pessoa estabelece os seguintes grupos de prioridade para a vacina da gripe:

  • Idosos (60 anos ou mais);
  • Crianças (entre 6 meses até 5 anos completos);
  • Gestantes;
  • Puérperas (até 45 dias após o parto);
  • Profissionais da saúde;
  • Professores das redes pública e privada;
  • Povos indígenas;
  • Pessoas com doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais;
  • População privada de liberdade;
  • Jovens e adolescentes entre 12 a 21 anos de idade que estão sob medidas socioeducativas;
  • Funcionários do sistema prisional;
  • Funcionários das forças de segurança e salvamento.

Vale ressaltar que a vacina da gripe irá ser contraindicada em 2020 em João Pessoa para qualquer pessoa que possua histórico de reação anafilática anterior (sofreu com alguma dose de vacina da gripe antes), assim como pessoas que possuem alergia a algum componente da vacina ou alergia grave a ovos de galinha e derivados.

O adiamento da vacina da gripe é indicado em casos de doenças agudas febris moderadas ou graves.

Requisitos básicos

Na realidade, os requisitos básicos para que você se imunize através da vacina da gripe em 2020 na sua cidade – João Pessoa – é respeitar os períodos de campanha e os fatores prioritários.

Quando a campanha da vacina da gripe se inicia, os grupos prioritários possuem preferência. Caso sobrem doses da vacina, elas são liberadas para o restante da população.

Além disso, é importante que você não esteja doente no dia da vacina ou mesmo com febre alta – recomenda-se que você aguarde a melhora para receber a vacina, ok?

Documentos necessários

Se desloque até uma Unidade Básica de Saúde (UBS) para tomar sua dose da vacina da gripe em 2020 em João Pessoa com três documentos muito importantes:

  • Carteira de identificação (RG);
  • Carteirinha de vacinação;
  • Cartão do SUS, se você possuir – é mais fácil de encontrar você no sistema.

Se você não possui uma carteira de vacinação ou mesmo a perdeu, solicite uma segunda via na unidade de saúde que você geralmente recebe as imunizações.

Datas e locais da vacina da gripe João Pessoa 2020

Como dito, a vacina da gripe em 2020 na cidade de João Pessoa será aplicada em postos de saúde da região.

A questão das datas da vacinação ainda não está realmente estabelecida, mas como todos os anos, a tendência da campanha é ter seu início em abril e terminar no final do mês de maio.

É claro que mesmo com a campanha finalizada, se existem doses da vacina da gripe ainda nos postos, é possível se dirigir até uma unidade de saúde e solicitar a imunização!

A vacina da gripe João Pessoa 2020 é de extrema importância para combater a circulação do vírus! Pense nisso!

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content