Vacina da gripe Osasco 2020: É Segura? Documentos, Data e Prioridades

Todo ano, o Ministério da Saúde, com base em recomendações da Organização Mundial da Saúde (OMS), realiza uma campanha de vacinação que cobre todo o território brasileiro.

A vacina da gripe é segura, possuindo poucas restrições e protege contra 3 ou 4 subtipos do vírus Influenza.

Se você é de Osasco e quer saber como funcionará a vacina da gripe neste ano de 2020, confira todas as informações a respeito dela que preparamos abaixo para você!

Como funciona a vacina da gripe?

O vírus da gripe é um vírus que sofre constantes mutações. Ano após ano, a Organização Mundial da Saúde (OMS) disponibiliza informações sobre as cepas (os tipos de vírus da gripe) que estão circulando em maior quantidade.

Com base nessa informação, a vacina da gripe é produzida a fim de imunizar contra os tipos de vírus da gripe mais comuns daquele período.

Por conta da mutação do vírus da gripe e das constantes reformulações na vacina contra a gripe, é imprescindível se vacinar anualmente.

As vacinas contra a gripe no Brasil são classificadas em dois tipos: a trivalente, que protege contra 3 subtipos do vírus da gripe; e a quadrivalente, que protege contra quatro subtipos.

A vacina oferecida pela rede pública de saúde de Osasco 2020 é a trivalente, sendo a quadrivalente disponibilizada apenas na rede particular.

A vacina da gripe é segura?

A vacina da gripe é bastante segura, assim como qualquer outra vacina.

vacina da gripe osasco

A vacina da gripe não transmite a doença como muitos pensam: o vírus é injetado em uma forma inativada, de modo que o corpo o combate facilmente, aprendendo a lidar com ele para que, caso a pessoa venha a contrair esse tipo de vírus, o organismo já saiba como se defender.

Porém, como a vacina da gripe é aplicada em um período de grande contaminação, é possível que a pessoa tenha pegado algum outro tipo de vírus da gripe na rua, no ônibus, no trabalho etc., associando a situação da contaminação com a aplicação do vírus da gripe.

Reforçando: a vacina da gripe não transmite a doença.

Há poucos possíveis efeitos colaterais oriundos da aplicação da vacina da gripe, sendo os mais comuns a dor e vermelhidão no local da aplicação, febre e mal-estar. Pouquíssimas pessoas chegam a ter algum desses sintomas, portanto não deixe de tomá-la por medo de possíveis reações contrárias.

Grupos prioritários da vacina da gripe 2020

Antes de ser disponibilizada para todas a população de Osasco, alguns grupos têm preferência na hora de tomar a vacina da gripe por causa do maior risco de contraírem a doença.

Os grupos prioritários para a vacina da gripe em Osasco para 2020 são:

  • Crianças entre 6 meses e 6 anos de idade completos,
  • Gestantes,
  • Idosos com mais de 55 anos,
  • Portadores de doenças crônicas,
  • Puérperas (mulheres que deram à luz há menos de 45 dias),
  • Profissionais do sistema de saúde,
  • Professores,
  • Indígenas,
  • Indivíduos em sistema carcerário,
  • Funcionários do sistema prisional.

Convém observar que, em anos anteriores, apenas idosos com mais de 60 anos podiam tomar a vacina da gripe durante esta fase destinada aos grupos prioritários. Essa foi uma mudança que ocorreu neste ano de 2020.

O restante da população de Osasco pode esperar esperar pelo término do período destinado a tais grupos prioritários, torcendo para que sobrem doses. Ainda, é possível optar por tomar a vacina na rede privada de saúde.

Contraindicações da vacina da gripe

Por outro lado, embora não haja muita restrição para o uso, não devem tomar a vacina da gripe:

  • Crianças com menos de 6 meses de vida.
  • Pessoas alérgicas a ovo de galinha e derivados,
  • Pessoas que já apresentaram reações contrárias a doses anteriores.

É fundamental conversar com seu médico caso você tenha dúvidas sobre suas questões de saúde.

Documentos necessários

No dia de ir se vacinar contra a gripe, é interessante que você tenha em mãos os seguintes documentos:

  • Cartão de vacinação,
  • Documento de identificação,
  • Certidão de nascimento (para crianças),
  • Prescrição médica especificando o motivo da indicação da vacina (para pessoas com doenças crônicas ou com condições clínicas especiais),
  • Contracheque ou crachá (para professores).

Pacientes cadastrados em programas de controle de doenças crônicas do SUS podem se dirigir ao posto em que são cadastrados sem a prescrição médica prévia.

Datas e locais da vacinação em Osasco 2020

As datas para a campanha de vacinação contra a gripe (Influenza) em Osasco em 2020 ainda não foram oficialmente definidas.

Contudo, com base em anos anteriores, a vacinação ocorre entre o começo de abril e o final de maio. Em 2019, por exemplo, a campanha ocorreu em Osasco entre os dias 10 de abril e 31 de maio.

Dificilmente o período da vacinação mudará, uma vez que a campanha ocorre justamente na época do ano em que há um maior surto da doença, ou seja, entre o período mencionado acima.

Já em relação aos locais, convém mencionar que a vacina da gripe pode ser tomada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS) de Osasco, bem como em hospitais da rede privada de saúde.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content