Vacina da Influenza Brasília 2020 – Datas, Locais e Documentação

Anualmente, vemos campanhas para a vacinação contra a Influenza, uma variação de nome para a vacina contra a gripe. Essa imunização é capaz de proteger as pessoas contra os vírus Influenza A (H1N1 e H3N2) e B.

Apesar de ser, muitas vezes, uma doença considerada inofensiva, a gripe pode ser grave e levar o paciente para complicações, como pneumonia. Especialmente nos grupos prioritários, a prevenção é indispensável. Continue acompanhando a leitura para saber onde receber a vacina em 2020, em Brasília.

Como funciona a vacina da Influenza?

A vacina contra Influenza é uma forma de prevenção contra a gripe sazonal, que tem um pico maior de contágio durante estações mais frias, em que o vírus é mais facilmente disseminado.

Geralmente, a vacina é modificada todo ano, para poder se adequar aos vírus em circulação naquele ano. A divulgação de quais serão as recomendações para a vacina é feita pela Organização Mundial da Saúde. Isso acontece sempre no ano anterior, normalmente no mês de setembro.

Em 2020, a vacina contra Influenza será quadrivalente, com proteção contra Influenza A (H1N1 e H3N3) e duas cepas da Influenza B (Victoria e Yamagata).

Essa é uma vacina segura e que deve ser aplicada nos grupos prioritários, que são as pessoas mais vulneráveis a sofrer alguma complicação ou que trabalham/vivem em ambientes em que a circulação do vírus é maior.

Após a aplicação da vacina, o organismo leva de 10 a 15 dias para formar os novos anticorpos. A duração da proteção da vacina raramente dura mais de 12 meses, por isso é tão importante reforçar a dose anualmente.

Além da proteção contra a gripe, a vacina mostrou resultados positivos na redução de doenças em idosos, reduzindo o risco de doenças respiratórias, pneumonias e o risco de hospitalização.

De modo geral, a vacina não causa reações adversas graves. Ela pode provocar dor muscular no lugar da aplicação, vermelhidão, dor, inchaço e deixar a região mais rígida. Os pacientes podem relatar febre e mal-estar. Se esses sintomas não forem passageiros ou piorarem, o ideal é buscar ajuda médica o quanto antes.

Grupos prioritários para receber a vacina Influenza em 2020

A vacina contra Influenza é indicada para todas as pessoas com idade igual ou acima de 60 anos, que devem receber a vacina anualmente. O grupo é considerado prioritário pelo risco de complicações que podem levar a hospitalização.

Por isso, devem sempre receber o reforço da dose entre os meses de abril, maio ou junho, para estarem prevenidos para quando o inverno chegar.

Outros grupos que devem receber a vacina incluem:

  • Crianças com 6 meses até 6 anos de idade;
  • Gestantes;
  • Mulheres no puerpério (até 45 dias após o parto);
  • Professores da rede pública e privada;
  • Profissionais da saúde (médicos, enfermeiros, atendentes etc);
  • Pessoas portadoras de doenças crônicas;
  • População privada de liberdade;
  • Funcionários do sistema prisional.

Contraindicações da vacina da Influenza

A vacina contra Influenza, assim como outras vacinas, não deve ser aplicada em algumas pessoas com condições específicas. Por exemplo, pessoas com alergia grave à vacina ou algum componente presente não devem recebê-la.

Pacientes que estão com alguma doença ainda sem diagnóstico, que estão com febre ou com doenças crônicas sem tratamento ou controle também são contraindicados.

Locais e datas para a vacina da Influenza em Brasília 2020

A vacina contra Influenza em 2020 ainda não possui uma data confirmada para início da campanha e distribuição para os grupos prioritários. Geralmente, em todos os anos, a campanha começa entre os meses de maio e abril, para antecipar as estações mais frias do ano, no qual a gripe se torna mais contagiosa.

Você que é de Brasília e precisa receber a vacina, fique atento e compareça as Unidades Básicas. Nelas, é possível receber a dose de forma gratuita. Em unidades particulares de saúde também é possível ter acesso.

Documentos necessários

Para poder receber a vacina contra Influenza, em qualquer unidade básica de saúde de Brasília, basta comparecer com a carteirinha de vacinação e um documento.

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content