Vacina Hepatite B 2020: Como Funciona? Veja Aqui!

A hepatite B é uma doença silenciosa que representa um grande perigo para a população, ela é transmitida através do contato com sangue ou fluídos corporais contaminado que pode estar presente em alicates de cutícula, aparelhos de barbear, agulhas e outros objetos não descartáveis e que não foram completamente esterilizados usados no dentista, colocação de piercing ou até mesmo em cirurgias.

Outro fator de contaminação é através relações sexuais sem proteção e da mãe portadora do vírus, que poderá transmitir a doença ao filho no parto.

Como funciona a vacina da Hepatite B 2020?

Como funciona a vacina da Hepatite B 2020?

As hepatites virais são muito difíceis de serem diagnosticadas, pois elas são silenciosas, em fases mais avançadas, podem levar a cirrose, câncer de fígado e o óbito.

No entanto, existe uma solução para prevenir a doença que é a vacina.

A vacina da hepatite B é muito eficaz e ela está disponível pelo SUS gratuitamente, sendo fornecida em 3 doses.

Para saber se você tem essa doença, basta procurar um posto de atendimento do SUS e solicitar o exame de sangue. Na maioria dos casos, a Hepatite B não causa nenhum sintoma ao longo da vida, quando a pessoa descobre, já está com o problema avançado.

Vale lembrar que na maioria dos casos, o organismo consegue combater o vírus na fase aguda da doença fazendo com que ocorra a cura espontânea. Porém, em uma porcentagem da população o corpo não consegue reagir ao vírus e o indivíduo passa a ter a forma crônica da doença podendo levar a outras complicações.

De acordo com aOMS ( Organização Mundial da Saúde), existem mais de 400 milhões de pessoas no mundo contaminadas pela hepatite.

Qual é o intervalo da vacina hepatite B?

A vacina é administrada em 3 doses, funcionando da seguinte maneira:

  • 1ª dose: No esquema atual, as crianças já sabem da maternidade com a primeira dose da vacina da hepatite B. Para os adultos, a primeira dose pode ser administrada nos postos de saúde em qualquer idade;
  • 2º dose: Deve ser tomada 30 dias após a primeira dose;
  • 3º dose: 180 dias após a primeira dose.

No posto de saúde, as profissionais informarão as datas corretas do seu retorno, por isso, é fundamental manter sempre a sua carteira de vacinação atualizada.

As gestantes devem fazer o exame para diagnosticar a doença no pré natal, aquelas que ainda não foram vacinadas, devem ser imunizadas. As mulheres que tiverem um resultado positivo para hepatite B, o médico deve conduzir o parto cesárea e a criança receberá a dose da vacina ainda na maternidade.

Veja também como tomar:

Quem deve tomar a vacina da hepatite B 2020?

Crianças, adolescentes e adultos devem tomar a vacina, dessa forma, estará protegido para sempre do vírus da hepatite B.

Entre os grupos de maior risco estão:

  • Profissionais da saúde;
  • Pessoas que fizeram transfusão de sangue antes de 1993;
  • Usuários de drogas;
  • Pessoas com mais de 45 anos, pois a alguns anos atrás não havia a vacina e outros procedimentos para se combater a doença;
  • Pessoas que possuem muitos parceiros sexuais e não usam proteção;
  • Pessoas que convivem com pacientes crônicos, pois estão mais expostos ao sangue e fluídos desse portador.

A hepatite B é uma doença que pode ser adquirida muito fácil, desde a visita em uma manicure, dentista e inclusive dentro de um hospital em caso de cirurgia, caso os equipamentos não sejam bem esterilizados. Por isso, se prevenir com a vacina é a melhor alternativa.

Locais da vacina da hepatite B 2020

Anualmente, o Ministério da Saúde enfatiza a necessidade das pessoas buscarem os postos de saúde para se vacinarem contra a hepatite B, não é necessário seguir o calendário, a qualquer momento o indivíduo pode procurar o serviço e solicitar a vacina.

Alguns postos de saúde não tem as doses da vacina da hepatite B, por isso, é interessante ligar na unidade e verificar em quais estão fornecendo as mesmas.

Os postos de saúde do SUS geralmente funcionam das 9:00 as 18: 00 de Segunda a Sexta Feira, em algumas cidades, até no sábado no horário das 9:00 as 13:00.

A vacina da hepatite B também é oferecida em clínicas particulares pelo preço de R$65,00 a dose.

Marcela Mazetto

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content