Vacina da Poliomielite Belo Horizonte 2020: Saiba sobre ela aqui

A poliomielite é uma doença grave que afeta indivíduos de todas as faixas etárias. Embora já esteja praticamente erradicada no Brasil, é preciso manter o ritmo de vacinação a fim de evitar que ela volte a se tornar ativa em nosso país.

A vacinação é a única maneira de se prevenir da doença, que, em casos mais graves, pode causar até mesmo a paralisia dos membros inferiores.

vacinação da poliomielite 2020

 

Se você é de Belo Horizonte, Minas Gerais, e quer saber tudo a respeito da vacina neste ano de 2020, desde como ela funciona e quando deve ser tomada até as datas da campanha de vacinação contra a pólio na cidade e onde tomá-la, continue lendo este guia completo a respeito do assunto.

Como funciona a vacina da poliomielite?

A poliomielite, ou apenas “pólio”, é uma doença contagiosa que afeta indivíduos de qualquer faixa etária. Apesar de ser conhecida também como “paralisia infantil”, pois pode causar a paralisia total dos membros inferiores em casos mais graves, ela não afeta, portanto, apenas crianças.

A vacinação, de maneira ideal, deve ocorrer até os cinco anos de idade (ver o próximo item, a fim de entender em que faixas etárias ela deve ser tomada), mas crianças, adolescentes, adultos e idosos que não tenham a tomado regularmente podem e devem tomá-la, independentemente da idade.

vacina poliomielite belo horizonte 2020

Há dois tipos de vacina contra a poliomielite: a Vacina Inativada Poliomielite (VIP), sendo esta injetável e aplicada, preferencialmente, aos 2, 4 e 6 meses de vida, contendo o vírus inativado, permitindo que o corpo desenvolva os mecanismos de defesa contra o vírus, sem correr o risco de contrair a doença.

O outro tipo de vacina contra a poliomielite é a Vacina Oral Poliomielite (VOP), conhecida também como “zé gotinha”, por ser aplicada em gotas diretamente na boca da criança, sendo esta um reforço contra a doença, estando os vírus tipo 1 e 3 da poliomielite em formas enfraquecidas, também não podendo causar a doença.

A vacina contra a poliomielite, portanto, é segura, sendo a única maneira de se prevenir contra a doença.

Quando tomar a vacina da poliomielite?

Segundo o Calendário Nacional de Vacinação, documento preparado pelo Ministério da Saúde, seguindo as orientações da Organização Mundial da Saúde (OMS), o esquema ideal de vacinação contra o sarampo é o seguinte:

✅ Vacina injetável (VIP) aos 2, 4 e 6 meses de vida,

✅ 1º reforço aos 15 meses de vida,

✅ 2º reforço aos 04 anos de idade.

poliomielite campanha vacinação

Indivíduos que não tomaram nenhuma vacina contra a poliomielite, mesmo que já estejam em fase adulta, podem tomá-la em qualquer época do ano, bastando dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima, a fim de regularizar sua situação vacinal.

Isso porque, como vimos, a poliomielite pode afetar indivíduos de qualquer faixa etária, sendo imprescindível estar vacinado.

Pais de crianças ainda em fase de tomar a vacina, mas que não tenham a tomado, também podem procurar a UBS mais próximo de sua residência, dentro ou fora das campanhas de vacinação.

Quando ocorre a campanha de vacinação?

A campanha de vacinação contra a poliomielite acontece em Belo Horizonte sempre em agosto, começando nos primeiros dias do mês e terminando, geralmente, no dia 31 de agosto. Em alguns casos, se não for atingida a meta de vacinação, a campanha pode ser estendida para meados de outubro.

Durante a campanha de vacinação, a vacina contra a poliomielite é aplica em conjunto com a vacina contra o sarampo. Aproveite, portanto, para regularizar a situação vacinal de seus filhos, assegurando-se de que eles tenham tomado ambas corretamente, bem como todas as demais vacinas previstas no Calendário Nacional de Vacinação.

Porém, a vacina contra a poliomielite pode ser tomada em qualquer época do ano, bastando dirigir-se à Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência.

Isso vale tanto para aqueles que estão na faixa etária recomendada, quanto para aqueles que já passaram dela. Isso porque as campanhas de vacinação servem apenas como uma espécie de “intensivão”, a fim de imunizar o máximo de indivíduos possível.

Grupos prioritários

gotinha poliomielite

Há apenas um grupo prioritário para a vacina contra a poliomielite: crianças entre 1 e menos de 5 anos de idade, independentemente da situação vacinal anterior.

Porém, indivíduos que não tomaram a vacina nesta faixa etária ainda podem e devem tomar a vacina, bastando procurar a Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima de sua residência, a fim de regularizar sua situação vacinal.

Já o fato de mencionar-se, no grupo prioritário, “independentemente da situação vacinal anterior”, significa que mesmo crianças nesta etária que já tenham cumprido o esquema de vacinação contra a poliomielite devem comparecer ao posto, a fim de tomar um reforço.

Isso porque, como comentamos anteriormente, há dois tipos de vacina contra a poliomielite: a vacina injetável (VIP), aplicada em crianças que ainda não tenham tomado a vacina, preferencialmente aos 2, 4 e 6 meses de vida, e a vacina oral (VOP), também conhecida como “zé gotinha”, que serve como reforço para aquelas que já tomaram, preferencialmente aos 15 meses de vida e aos 04 anos de idade.

Requisitos e documentos

Para tomar a vacina, seja durante a campanha de vacinação, seja fora dela, geralmente é preciso estar cadastrado na Unidade Básica de Saúde (UBS) mais próxima à sua residência. Para realizar o cadastro, os seguintes documentos são exigidos:

☑️ Documento de identidade com foto (ou certidão de nascimento, para crianças sem demais documentos),

☑️ Comprovante de residência atualizado (como conta de luz, água ou telefone, por exemplo).Documentos

Já para tomar a vacina, é preciso estar com os seguintes documentos:

☑️ Documento de identidade com foto (ou certidão de nascimento, para crianças sem demais documentos),

☑️ Carteira de vacinação.

Em ambos os procedimentos, estar com o seu cartão do SUS pode facilitar o cadastramento/aplicação da vacina, embora não seja obrigatório estar com ele, a não ser que seja um requisito específico de determinado posto de saúde.

Locais de vacinação Belo Horizonte 2020

A vacina contra a poliomielite pode ser tomada em qualquer Unidade Básica de Saúde (UBS), bastando-se dirigir a ela.

É preciso ser cadastrado na UBS para receber a vacina, e estar munido dos documentos mencionados no item acima.

Para conferir as UBSs de Belo Horizonte, Minas Gerais, e descobrir qual é a mais próxima de sua residência, acesse este site, da Prefeitura de Belo Horizonte, contendo um mapa interativo com todas os centros de saúde da cidade.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content