Vacinação Salvador 2020 – Quando e onde tomar

Anualmente a Secretaria da Saúde disponibiliza para todos os brasileiros um calendário de vacinação. As vacinas são distribuídas gratuitamente para quem faz parte do grupo de prioridade de cada campanha.

Cada campanha é destinada para um grupo específico de pessoas, com o intuito de imunizar contra um vírus, prevenir doenças e epidemias, como é o caso da gripe. A campanha de vacinação  Salvador 2020 já tem algumas datas agendadas e, para saber mais a respeito de quais serão as vacinas, continue com a leitura:

Vacina em Curitiba, Bahia, Belo Horizonte e Duque de Caxias.

Campanha de vacinação Salvador 2020: Como funciona?

Todas as campanhas de vacinação Salvador  2020 acontecem nos postos de saúde e nas unidades básicas de saúde. As vacinas são distribuídas gratuitamente, basta ir até uma unidade com a carteira de vacinação e com os documentos pessoais, além de um documento que comprove que faz parte do grupo de prioridade. Falaremos dos grupos de prioridade mais adiante.

Além das campanhas de vacinação que acontecem frequentemente, existe ainda um calendário de vacinação, onde há indicações de quais vacinas tomar ao longo da vida, desde o nascimento, infância, vida adulta e velhice. Ao seguir esse calendário, você já estará imune contra várias doenças.

O calendário com todas as vacinas ao longo da vida está disponível online no site do Ministério da Saúde e você pode conferir aqui.

Grupos de prioridade: o que são?

Algumas pessoas estão mais propensas a pegar determinado tipo de doença. Por exemplo, crianças e idosos fazem parte do grupo de risco ao pegar gripe. Por isso fazem parte do grupo de prioridade para essa vacina.

Cada vacina tem um público específico. Veja o grupo de prioridade para a vacina da gripe Salvador 2020:

  • Crianças entre 6 meses até 5 anos;
  • Pessoas acima de 55 anos (até 2019 era para idosos com mais de 60);
  • Grávidas;
  • Puérperas (deu a luz a menos de 45 dias);
  • Indígenas;
  • Adolescentes sob medidas socioeducativas;
  • Presos;
  • Funcionários do sistema de saúde, prisional, de segurança e professores (rede pública ou privada);
  • Pacientes com doenças crônicas ou imunidade baixa.

Principais campanhas de vacinação Salvador 2020

Para o ano de 2020, já tem algumas campanhas de vacinação com data confirmada para Salvador. Antes de falar sobre elas, lembre-se que é importante seguir a rotina de vacinas que constam no calendário de vacinação.

Campanha de vacinação contra gripe Salvador 2020

Essa é a campanha que tem mais visibilidade e também que tem o objetivo de atingir o maior número possível de pessoas. Ela acontece entre os dias 13 de abril e 15 de maio de 2020. Durante esse período, as pessoas que fazem parte do grupo de prioridade devem se dirigir até os postos de saúde com seus documentos para se vacinar.

É importante ir durante o período da campanha por dois motivos: abril e maio são os meses que antecedem o inverno, ótimo período para tomar a vacina e ter tempo suficiente de criar os anticorpos necessários. A partir de junho, às demais vacinas são liberadas para o restante da população.

Campanha de multivacinação Salvador 2020

É importante seguir a rotina de vacinas para se imunizar. Mas tem muita gente que deixou de tomar uma ou outra vacina por algum motivo. Essa campanha é voltada para essas pessoas, com o intuito de organizar e deixar a carteira de vacinação em dia.

A campanha de multivacinação e contra a poliomielite está prevista para acontecer no mês de setembro de 2020.

Campanha de seguimento contra sarampo

O sarampo é uma doença que no passado matou milhares de crianças. É fatal e por isso é imprescindível tomá-la durante a campanha. Contudo, há duas campanhas contra sarampo:

Entre fevereiro e março para crianças e jovens entre 5 e 19 anos;

Em agosto para adultos entre 30 e 59 anos.

As vacinas são oferecidas para a população brasileira de acordo com a necessidade. Portanto, se houver a chance de alguma epidemia, o Ministério da Saúde irá providenciar uma vacina para prevenção.

É importante atentar-se aos prazos e datas. Pois mudanças podem acontecer. Se informe no posto de saúde mais próximo e não perca nenhuma campanha de vacinação, pois ela pode salvar a sua vida e também a do seu filho.

 

Gilmar Penter

Fotógrafo, ator e comunicador. Gil é apaixonado pelas artes e pela aventura que é a vida. Nas palavras, vê uma chance de mudar o mundo, mesmo que para isso tenha que vir até ele, afinal, passa muito mais tempo no mundo da lua.

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content