Vacina do Sarampo Contagem 2020 – Informações sobre esta imunização

Depois de um ano conturbado e diversas campanhas de vacinação em Contagem e região, milhares de pessoas conseguiram se imunizar contra o sarampo, com projetos de vacinação rápidos, efetivos e gratuitos, destinados a toda a população alvo da doença.

Todos os postos de atendimento do SUS disponibilizaram as doses de vacina para a população, principalmente nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) espalhadas pela cidade. Isso permite aos moradores uma maior proximidade e facilidade para tomar a vacina.

vacina sarampo contagem 2020

Em 2019 Contagem teve o apoio do Ministério da Saúde para aplicar uma quantidade maior de doses da vacina para a população graças a casos de sarampo registrados por toda a região.

Em outubro ocorreu a campanha seletiva de vacinação, que abrange crianças de 6 meses a 4 anos e pessoas entre 20 e 30 anos que ainda não se vacinaram ou não tomaram a segunda dose necessária.

Como funciona a vacina contra o sarampo?

A vacina contra sarampo (Dupla viral, Tríplice viral e Tetra viral), como todas as outras, utiliza do vírus real da doença para estimular o sistema de proteção do corpo a se preparar para novos contágios, mas dependendo da vacina, métodos diferentes são aplicados.

Isso faz com que algumas contenham partes do vírus “quebradas”, ou que o mantém vivo mas desabilita sua capacidade de gerar a doença.

O vírus encontrado na natureza é levado a um ambiente controlado e enfraquecido ou atenuado, o que significa que ele continua vivo, mas não é capaz de produzir a doença dentro do organismo.

Esse vírus então é colocado em soluções não agressivas ao corpo e aplicado ao organismo humano através das vacinas.

Elas possibilitam ao organismo a capacidade de utilizar esse vírus e estudá-lo para criar e ampliar as defesas do corpo, protegendo assim o indivíduo de um novo contágio.

Quem deve se vacinar?

vacinação sarampo

No Brasil os grupos de prioridade são separados por região de atuação da doença.

Nas regiões em que existem mais registros de casos de contaminação e/ou casualidades confirmadas é para onde a maior quantidade de vacinas vai.

Isso se dá graças à quantidade de pessoas que existem no país, impossibilitando ou dificultando muito a atuação das vacinas na população, graças ao número que precisaria ser confeccionada para imunizar os mais de 200 milhões de habitantes do Brasil.

O sarampo, doença que voltou a fazer parte dos registros médicos do país em algumas regiões, preocupa o Ministério da Saúde que já começou preparativos para organização de campanhas de vacinação que prometem erradicar a doença novamente.

Normalmente a vacinação contra a sarampo acontece, ou deveria acontecer, nos primeiros meses de vida da criança. Graças aos casos recentes de registros de sarampo pelo país, crianças com menos de um ano de idade devem tomar uma dose extra da vacina.

vacina contra sarampo

Depois disso a primeira dose deve ser dada assim que a criança completa um ano de vida e a segunda dose aplicada 6 meses depois.

Se você tem até 29 anos e não tomou nenhuma dose da vacina ou tomou de forma incompleta faltando a segunda dose, deve-se ir a um posto de saúde para aplicar a vacina.

Depois dos 30 anos de idade, se ainda não tomou a vacina, é necessária apenas uma dose.

Contraindicações Vacina Sarampo Contagem 2020 ❌

Existem contraindicações para pessoas que tenham registro de alergias fortes a algum componente da vacina, pessoas com problemas imunológicos e enfraquecimento do sistema imune ou com alguma doença febril. 

Além disso, como a vacina utiliza uma forma enfraquecida, mas viva, do vírus, ela se torna contraindicada para gestantes, cujo sistema imunológico normalmente é mais fraco. 

Mas se o seu caso não entra em nenhuma dessas condições, pode ter certeza de que as vacinas são completamente seguras e precisam ser aplicadas.

Sintomas do Sarampo

Sendo uma doença grave e altamente infecciosa, o sarampo não é brincadeira e, onde há registro de sua contaminação, as campanhas de vacinação são levadas a sério, para que toda a população que teve contato com o vírus possa se imunizar.

sintomas de sarampo

Se você apresenta algum dos sintomas a seguir procure um médico e um posto de atendimento do SUS para completar ou iniciar o processo de vacinação:

📌 Febre,

📌 Tosse,

📌 Irritação nos olhos,

📌 Nariz escorrendo ou entupido,

📌 Mal-estar intenso,

📌 Manchas vermelhas no rosto e atrás das orelhas (isso de 3 a 5 dias depois do contágio). Elas podem se espalhar pelo resto do corpo depois disso.

O aparecimento das manchas e a persistência da febre são sinais de alerta que podem indicar a gravidade da doença, principalmente em crianças.

O que levar na hora de se vacinar?

Os únicos documentos necessários para aplicar a vacina em postos de saúde é uma identificação com foto e a carteirinha de vacinação.

Patrícia Fischer

Conheça Mais Sobre o Autor

Deixe seu Comentário

WebGo Content